Gestão de Mudança

A mudança é tida como um processo natural ao longo da existência das organizações e é decorrente da reação destas às ações de força exercidas pelo meio onde estão inseridas.

Toda mudança organizacional requer (e causa) mudança nas pessoas que estão envolvidas com os processos mudados. Para que os objetivos da mudança sejam atingidos, é necessário planejamento das ações para redução dos riscos e das incertezas inerentes ao processo e maximizando as chances de sucesso, envolvendo:

• Avaliação de contexto da mudança (fatores externos);
• Avaliação de conteúdo da mudança (o que vai ser mudado);
• Avaliação do processo da mudança.

DE FORMA RESUMIDA, QUATRO AÇÕES IMPORTANTES DEVEM SER REALIZADAS

• Mapeamento dos impactos gerados pela mudança para uma atuação focada e eficaz;
• Alinhamento da estrutura da empresa à nova rotina organizacional, com foco no aumento do nível de desempenho;
• Preparação da organização para que, no “vale do desespero”, ela tenha condições de reagir interpretar a queda como parte do processo de mudança, sem perda do controle da situação;
• Promoção da redução do tempo de recuperação do desempenho em relação à situação anterior ao merco da mudança.